17/10/2017

# @jessicaburgos_ # Especial

Especial :: Criaturas do Terror



No dia 31 de Outubro é comemorado o Dia das Bruxas, também conhecido como Halloween! Nos Estados Unidos e no Reino Unido a data é muito aguardada... As crianças se fantasiam e saem pedindo doces de porta em porta, as casas recebem decorações temáticas, assim como os bares e pubs das cidades, alguns estabelecimentos fazem programações especiais, existem diversas festas para balançar o esqueleto, entre outras atrações.

No Brasil, as comemorações ainda são bastante isoladas, mas o Clube do Farol não poderia deixar essa icônica data passar em branco, não é mesmo

Portanto, neste especial selecionei alguns ícones do universo terror/horror que com toda certeza serão uma maravilhosa companhia para o mês de Outubro, ou quem sabe para toda sua vida!


1 – Lobisomem:

O Lobisomem (ou Licantropo) é um ser lendário e metamórfico, ou seja, um homem que se transforma em lobo em noites de lua cheia. A origem da lenda remonta a tempos antigos e à cultura europeia, segundo a crença popular este ser é sensível a prata.
        
Um dos filmes que reforçou o mito do Lobisomem foi “The Wolf Man”uma produção estadunidense de 1941, escrita por Curt Siodmak e dirigida por George Waggner. Em 2010, o filme ganhou um remake que contou com a direção de Joe Johnston, roteiro escrito por Andrew Kevin Walker e David Self, além de nomes como Benicio Del Toro e Anthony Hopkins no elenco, para coroar, a produção recebeu um Oscar em 2011 por melhor maquiagem.

Recentemente foi publicado no Brasil o livro de Clecius Alexandre Duran, “Crônicas de Lua Cheia – A Maldição do Lobisomem” que reforça o mito, e mostra todos os conflitos internos da disputa entre o homem e a fera. Você tem coragem de se aventurar por este universo?


2 – Frankenstein:

Em 1818, a jovem Mary Shelley publicou seu romance de terror gótico intitulado “Frankenstein ou o Moderno Prometeu”, que é considerado como a primeira obra de ficção científica da história. O enredo consiste na ambição de um estudante em dar vida à matéria morta, e após concluir o feito, ele foge ao ver sua criação e a deixa à mercê, restando à criatura ir atrás de seu criador.  O livro sagrou-se como um clássico, e assim permanece até os dias atuais, a criatura já foi inspiração para diversas adaptações cinematográficas, entre elas “Frankenstein de Mary Shelley” de 1994, o longa contou com a direção de Kenneth Branagh, roteiro de Steph Lady e Frank Darabont, e nomes de peso no elenco como Robert de Niro e Helena Bonham Carter.


3 – Bonecos Amaldiçoados:

Quem nunca sentiu um calafrio percorrer a espinha ao notar o olhar vazio de um boneco te observando na calada da noite que atire a primeira pedra! Um dos grandes causadores deste pavor com toda certeza foi o boneco Chucky, ícone da franquia de filmes “Brinquedo Assassino”, que teve seu início ao final dos anos 1980. O enredo da trama se inicia com a fuga de um serial killer obcecado por vodu, abandonado por seu parceiro de crimes, o criminoso se refugia em uma loja de brinquedos, mas é baleado pelo detetive que estava em seu encalço, portanto o serial killer faz o uso de seu conhecimento em magia negra e transfere sua alma para um dos bonecos da loja, a partir daí seu reinado de horror tem início.

Outra famosa boneca amaldiçoada é Annabelle, que hoje habita o museu do oculto do casal Warren. Como se não bastasse, ela serviu de inspiração os filmes “Annabelle” de 2014 e “Annabelle: A Criação do Mal” de 2017. Em 2016, a editora Darkside publicou um livro intitulado Ed & Lorraine Warren: Demonologistas – Arquivos Sobrenaturais”que reúne diversos casos ligados ao sobrenatural, inclusive o da boneca, caso tenha interesse, a resenha do livro já foi publicada no Clube e você pode conferir AQUI.


4 – Casas mal assombradas:

Todos já ouvimos histórias de arrepiar sobre casas e castelos mal assombrados. Existem rumores de pessoas que ouviram vozes, rangidos, gritos, passos, sussurros, quando ninguém mais ouvia. Muitas dessas crenças foram passadas geração após geração, e algumas pessoas acreditavam que um espírito ficava preso no plano terreno, caso enfrentasse uma morte violenta e por tanto, passava a assombrar aquele local.

Muitos locais são tidos como mal assombrados ou amaldiçoados, contudo um deles em especial é lembrado com grande frequência, estamos falando da casa que foi palco para diversos assassinatos sangrentos, se você pensou em Amityville, acertou. O caso tomou proporções gigantescas após ser divulgado amplamente na mídia americana, posteriormente as aflições do casal foram transformadas em um livro escrito por Jay Anson nos anos 1970 (a resenha do mesmo pode ser conferida AQUI) , além de terem existido diversas adaptações cinematográficas, sendo a mais recente “Amityville: O Despertar” de 2017.

Caso queira ver e ler outras histórias sobre locais mal assombrados, CLIQUE AQUI.


5 – Vampiros:


Por fim, escolhi para integrar essa seleção de ícones do terror/horror, as criaturas pelas quais tenho um enorme apreço, estamos falando dos vampiros! As origens das lendas relacionadas a vampirismo são incertas, entretanto o termo Vampiro só se tornou popular nos primórdios do século XIX, sobretudo no continente Europeu. Em 1819, com a publicação do romance de John Polidori intitulado como “The Vampyre: A Tale” começamos a ver vampiros de uma maneira mais sofisticada, e não apenas retratados da forma sanguinolenta como anteriormente, este trabalho influenciou a criação de diversos outros, incluindo aquele que hoje é o responsável pela base moderna de ficção, ou seja, Drácula do autor irlandês Bram Stoker.

Drácula é um romance de ficção gótica publicado em 1897 por Bram Stoker, tem como protagonista o Conde Drácula, e é narrado através de cartas, diários de bordo e jornais. Embora o autor não seja o “pai” dos Vampiros, ele é responsável pela forma como os vemos atualmente, uma vez que seu romance foi responsável pela popularização das criaturas da noite e rendeu diversas adaptações cinematográficas e teatrais. Uma das mais icônicas adaptações é o filme homônimo de 1931 dirigido por Tod Browning e que teve como estrela principal Bela Lugosi, e não podemos esquecer do, já consagrado, “Drácula de Bram Stoker” de 1992 dirigido por Francis Ford Coppola e que contou com excelentes atores como Gary Oldman, Wynona Ryder, Keanu Reeves e Anthony Hopkins.


Espero que tenham gostado do post e das indicações!
                                                                                
Com carinho,
Jéssica Burgos


Fontes utilizadas na produção e/ou como inspiração deste artigo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário